Merenda
Novamente entre as melhores
Assim como em 2015, uma receita do Arroio do Padre fica entre as 15 melhores do país
Gabriel Huth -
Arroio do Padre novamente ficou entre as melhores receitas escolares do país no concurso nacional Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). E assim como aconteceu na primeira edição, em 2015, a receita vem de uma escola do interior do município, com apenas 14 alunos. A bananinha de mandioca recheada com frango, servida na Escola Silveira Martins, ficou entre as 15 melhores. A cidade, aliás, é a única a estar presente em ambas edições do evento.
A competição ocorreu no final de outubro, em Brasília. Para a capital federal foram a nutricionista do município, Maria de Fátima Rocha, e a grande responsável pela receita, a merendeira Satiane Lacerda. A proposta ficou em terceiro lugar entre as da região sul. A vencedora foi de Bento Gonçalves, enquanto o segundo lugar ficou no estado do Paraná.
A escola conta com duas professoras fixas e uma única merendeira. Satiane é só sorrisos ao lembrar do projeto e da viagem a Brasília. Ela recebeu a reportagem do Diário Popular na escola vestindo o jaleco e touca de mestre usados no concurso e reproduziu a receita de sucesso. A experiência, para ela, não se resumiu a um novo reconhecimento. O concurso nunca foi visto como uma competição e ela destaca os laços de amizade criados com as outras 14 finalistas, gerando até um grupo para manter contato pelas redes sociais.
A troca de experiências foi fundamental para mudar a forma como a merendeira de 33 anos encara a vida. "Eu fui com uma visão e voltei com outra. Me senti uma rainha lá. Saí do meu mundinho". A viagem fez Sati, como é chamada por todos, a criar outra ambição: na última semana ela já prestou vestibular e agora pretende fazer faculdade de Gastronomia, para aprimorar-se ainda mais na cozinha.
Inspiração
Apesar dos pouco mais de 2,7 mil habitantes, Arroio do Padre é um município com longas distâncias. Por esse motivo, parte dos estudantes costuma almoçar nas instituições de ensino. Por também se tratar de uma cidade onde a agricultura familiar é um dos pontos-chave da economia, esse é também um dos focos da merenda escolar.
Segundo a nutricionista responsável pelo projeto, Maria de Fátima Rocha, as crianças possuem algumas restrições de aceitação com alimentos. A partir disso, surgiu a ideia de trabalhar os alimentos rejeitados de outra forma: Desconstruindo e criando de outra forma, para dar maior apelo visual. O desafio foi lançado pelo município e as merendeiras adotaram a ideia.
Nacionalmente, das cinco mil inscritas, 125 irão para um livro produzido pelo MEC e disponibilizado às escolas. E assim como na primeira edição, serão duas de Arroio do Padre selecionadas. Para a edição de 2019 a preparação já deverá ter início logo no início do ano letivo de 2018.
De acordo com diretora da Silveira Martins, Lidiane Muller, apesar da pequena demanda de alunos, e nenhum ser de família carente, o projeto de melhoria na merenda escolar foi sentido pelos alunos. "O ensino melhora com boa alimentação", conclui. Aos nove anos, Ariel Oliveira aprova a receita de sucesso feita por Sati, afirmando ser um sucesso entre os colegas.
Durante a visita, a bananinha de mandioca recheada com frango foi servida acompanhada de arroz, feijão com carne suína, saladas de beterraba e tomate, além de batata doce assada. Quando serviu o prato do último aluno da fila, Satiane sorriu: "Trabalhar com as crianças é uma benção, e poder servir eles é uma benção maior ainda".
Confira a receita vencedora
A bananinha de mandioca recheada com frango passou por algumas mudanças até chegar ao seu final. Satiane sabia fazer apenas com carne moída, mas precisou adaptá-la ao frango. A original era frita, mas as escolas não servem frituras. A receita final ficou dessa forma:
150g de peito de frango
200g de mandioca crua descascada
10g de salsa cruzados
1 ovo de galinha
15g pimentão verde
20g cebola
40g farinha de trigo
30g salário
5g orégano
10ml óleo de soja
Água
Modo de preparo: Cozinhar a mandioca com a metade do sal. Após isso, acrescentar a cebola ralada, o pimentão picado bem miúdo, o ovo e a farinha. Misturar bem e aguardar. Desfiar o frango cozido e refogar com o restante do sal, a salsa e o orégano. Preparar pequenas porções de massa recheada com o frango e fazer o formato de banana. Levar em uma forma untada com o óleo de soja ao forno e assar por cerca de 30 minutos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário